quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ETAPAS DA VIDA

 O autor descreve, sucintamente, as etapas da vida.  Vale ler e refletir.

Primeiramente, a fase de preparação para a vida, com muito estudo; a seguir, a fase de intensa atuação prática e muitas experiências, dentro da família e no trabalho; na aposentadoria, é a fase em que se tem a oportunidade de um cultivo sério de um processo espiritual.  Por fim, chega-se à fase derradeira em que se realiza o verdadeiro propósito da vida, vive-se sob os princípios do desapego e renúncia e colhem-se os frutos dos anos dedicados à prática espiritual vivenciando uma profunda e íntima relação com Deus.  A vida será coroada de êxito quando se chegar até esse ponto.
Extraído do livro: Reflexões do aqui e do porvir  de PURUSHATRAYA SWAMI

Todas as fases tem sua importância, mas, a primeira é essencial para a conquista de todas as demais.

A educação em casa e na escola. A absorção dos conteúdos; a vivência das experiências partilhadas no seio da família e da sociedade, exemplificando, com atitudes os valores morais; são alicerces a serem utilizados na construção de cada individualidade.
Educar requer esforço dos educadores e do educado.  Por vezes, a tarefa se torna bastante difícil, mas, passado esse período formador as demais etapas se descortinam.

Possamos nós, motivarmos com nossos exemplos, ao invés de "tentar" impor com autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário