segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CARÁTER

"... Um caráter bom é a base sólida para uma espiritualidade sã.  Não se pode construir uma vida espiritual consistente, produtiva, inspiradora e, ao mesmo tempo, exibir um comportamento duvidoso.  O caráter daquele que busca a autorrealização sinceramente deve ser íntegro e transparente."

Além das tendências inatas trazidas de vidas passadas, o caráter é formado, principalmente, pela educação que se recebe nos primeiros anos de vida e, também, pelas influências adquiridas através do meio social e das pessoas próximas a nós.

From diz que, básicamente, o caráter segue duas orientações: uma, na direção da vida, chamada por ele de "biófila"; a outra, na direção da morte, chamada "necrófila".  A orientação biófila de caráter ocorre quando há uma tendência natural para o aperfeiçoamento; emprega-se a alguém que cultiva uma meta de perfeição e confia esperançosamente nessa direção e que, quando busca solucionar seus problemas, reage positivamente diante das dificuldades da vida.  Por outro lado, alguém com orientação necrófila de caráter não favorece possibilidades de melhora; não enfrenta os problemas de forma definitiva - quando muito, busca soluções fáceis e paliativas ou contenta-se em pensar que o tempo reverterá a situação; cultiva hábitos e vícios os quais sabe serem destrutivos; tem tendências à hipocondria e à depressão.
Existe a possibilidade de reversão da orientação necrófila para a biófila?  Sim.  O que fazer?  Antes de tudo, é preciso desenvolver o desejo de mudar - esse é o primeiro passo.  A seguir, deve-se adotar um processo disciplinado que cultive e desenvolva as qualidades do modo da bondade.  O modo da bondade tem duas características intrínsecas - conhecimento e felicidade.  São duas qualidades muito atrativas, não é mesmo?

Erick From

 
Que cada um de nós possa refletir sobre o próprio caráter.  Que tenhamos consciência de nossa responsabilidade, pois, o reflexo de nossas atitudes atingem a coletividade. Que consciente ou inconscientemente somos referência para nossas crianças, e, elas podem e devem ter um futuro melhor. Não há como construi-lo sem educação, e, educar dá trabalho, mas, é muito mais fácil educar uma criança que mudar um adulto de caráter desviado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário